La chandeleur : o dia do crepe

7 fev

Todo dia é dia de comer crepes, mas durante a “festa candelarum”, ou festa da Candelária, celebrada no dia 2 de fevereiro (quarenta dias após o natal), a tradição ganha um sabor especial na França. Essa festa pagã, transformada em comemoração cristã em meados do século V, marca o dia da apresentação de Jesus no templo de Jerusalém. A origem da tradição do crepe nessa data é mais confusa, mas segundo um ditado popular caso o trigo não fosse usado na Chandeleur para fazer a iguaria, ele seria extraviado.

Vale dizer que na França o crepe vem da região da Bretanha e é reservado aos recheios doces. O salgado se chama galette e é feito com outra farinha, mas isso é uma outra história.

Quem quiser testar em casa uma receita tradicional de uma creperia de Vannes (cidade da Bretanha) divulgada no jornal Ouest France na semana passada aqui vai :

– 200 g de farinha

– 100 g de açúcar

– 500 ml de leite

– 4 ovos

Misturar tudo para obter uma massa bem fofinha e não muito grossa. Deixar descansar de preferência cerca de duas horas e se preciso adicionar um pouco mais de leite. O segredo é espalhar bem a massa numa frigideira quente e untada com manteiga. As receitas podem variar, baunilha, rhum/cachaça ou conhaque dão um sabor especial. Açúcar, limão, geléias e chocolate são os recheios mais comuns, mas o caramelo feito com manteiga com sal é um dos mais tradicionais na França e um dos mais saborosos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: