Colombo nas Antilhas

5 jun

Na Guadalupe, ilha das Antilhas francesas, o Colombo se encontra nos mercados, feiras, supermercados, restaurantes e onde mais tiver comida típica. Não, não estamos falando de Colombo, um gordinho guloso, nem de Cristóvão Colombo, mesmo se sua passagem pelo arquipélago não tenha passado desapercebida.

(c)edelices.com

O tal do Colombo é o curry local, uma mistura de várias especiarias (mostarda, cominho, açafrão, coentro…), utilizado no dia-a-dia para realçar o sabor da comida. Difundido na culinária indiana, o uso do curry na comida créole começa justamente com a chegada dos indianos na ilha no século XIX. Hoje, o frango ou cabrito colombo são pratos mais que apreciados.

No mercado, a mistura é preparada e vendida a granel pelas doudous, senhoras vestidas com roupas típicas, uma versão colorida das baianas brasileiras. A indústria alimentar também sacou a demanda e propõe sachês e pratos prontos.

 

 

 

Uma resposta to “Colombo nas Antilhas”

  1. julianahack 30 junho 2011 às 9:16 #

    Conversando com um amigo indiano, ele me informa que o colombo vem na verdade do Sri Lanka, e que lá ele ainda é bastante consumido. Já o curry indiano possui algumas diferenças e é feio com outras especiarias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: