A cozinha “Cape Malay” da Cidade do Cabo

21 abr

Temperos, pimentas, ervas, currys, legumes e carnes, a cozinha “Cape Malay” da Cidade do Cabo (África do Sul) é saborosa e diferente. Criada e difundida pelos escravos vindos do sul da Ásia (Índia, Siri Lanka, Malásia, Indonésia), hoje ela se perpetua no colorido bairro de Bo-Kaap.

Alguns pratos como o bobotie, uma torta de carne picada e misturada com curry e servida com arroz e chutney, o bredie, um tipo de cozido de carne, peixe ou tomates, mas que pode variar bastante, o malva pudding, um bolo esponja feito com caramelo e bem molhado, ou ainda os koeksusters, um donuts trançado e coberto com uma calda de açucar, fazem parte do cardápio típico Cape Malay food.

Aprendendo na prática

Algumas agências levam os turistas para conhecer essa cozinha de uma forma diferente e lúdica. Uma experiência que começa com a visita do bairro, das mercearias, e termina na cozinha de um dos moradores, onde os quitutes típicos (samoussas, pães, carnes) são preparados e claro, degustados.

Nesse vídeo (em inglês) da agência Andulela, divulgado na televisão local SABC, pode se ter uma boa idéia do passeio. De dar água na boca…

___________________________________________________________________________________________

O bairro de Bo-Kaap

Esse bairro ficou conhecido como o bairro dos malaios, numa referência à origem dos escravos, que ali vieram morar após a abolição. O termo de malaio é abrangente, pois os escravos vinham do sudeste da Ásia em geral e não somente da Malásia. Muitos também vieram da Índia e do Siri Lanka. Essas pessoas trouxeram com elas as tradições gastronômicas de seus países e essa mistura cultural ainda é bem viva nas ruas da Cidade do Cabo. Em meio às casas coloridas de Bo-Kaap, os produtos para essa comida temperada são vendidos nas pequenas mercearias. Para os turistas de passagem, os restaurantes do bairro são uma boa opção para matar a curiosidade.
 
 

____________________________________________________________________________________________

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: