No avestruz tudo é bom

13 abr

Se no Brasil o avestruz é apenas mais um dos animais expostos nos zoológicos ou que passeiam em frente ao Palácio da Alvorada, na Africa do Sul o animal faz parte da cultura gastronômica do país.

Várias fazendas especializadas cuidam da criação dos animais e protegem os ovos para controlar o desenvolvimento. Logo que nascem, os pequenos são postos à parte e não devem ser incomodados, pois o avestruz é um animal sensível e muitos morrem de crise cardíaca causada pelo stress. O animal cresce rápido e depois de alguns meses já atinge seu tamanho adulto. E se a expressão estômago de avestruz existe, não é atoa. Além da ração, os bichinhos comem tudo que encontram no solo, inclusive pedras. Parece que estas são mesmo necessárias e ajudam a digestão.

Cuidado! O avestruz não é muito inteligente, mas um chute pode ser mortal, até para um leão.

 

1 mês de vida

 

 

No avestruz nada se perde

Na cozinha o avestruz pode ser utilizado de várias maneiras :

Ovo : Equivalente a cerca de 22 ovos de galinha, o ovo do avestruz possui praticamente o mesmo gosto. A única diferença é que a clara não é tão clara e sim meio amarelada. O colesterol é bem presente e quem tem problemas deve se abster. Quando utilizados em omeletes, guarda-se a casca, que é por sinal bem rígida. A mesma é trabalhada por artesãos, ganha relevos ou pinturas e vira objeto de decoração.

é preciso quase uma hora para que o ovo seja cozido.

 

 

Cozido ele vai bem com torradinhas e um molho agridoce

 

 

Carne : Um pouco mais cara que a carne de vaca, a do avestruz também é muito consumida e apreciada. Ela é vermelha (quase violeta), magra e saborosa, mas não deve ser muito cozida (fica dura e seca).

Bon appétit!

_________

Fora da cozinha o avestruz também é utilizado:

Couro : O segundo mais resistente, só perde para o de crocodilo. Utilizado na confecção de bolsas, carteiras e outros acessórios. O preço é bem elevado, mas os vendedores garantem um objeto para a vida toda.

Plumas : Muito utilizadas antigamente para enfeitar chapéis, hoje elas já não estão tão nada moda e enfeitam os espanadores de pó.

 

 

4 Respostas to “No avestruz tudo é bom”

  1. Lu Barbetta 14 abril 2011 às 0:45 #

    avestruz é bom demais!!!

  2. julianahack 14 abril 2011 às 8:56 #

    Delícia mesmo. A carne tava ótima!!

    • Igor Campeão 30 abril 2012 às 13:53 #

      CARACA, ESSA INTERNET É MESMO UM OVO DE AVESTRUZ… ESTAVA EU ENSINANDO PORTUGUES PRO MEU FILHO E ACABEI MOSTRANDO PRA ELE O COMPARATIVO DO TAMANHO DO OVO DO AVESTRUZ COM O DE GALINHA… E OLHA QUEM ACHEI AQUI NO MEIO NADA!!! A JULIANA HACK… UMA DAS BARANGAS QUE MAIS ESTA SUMIDA DE TODOS O TEMPOS!!! HE HE HE HEH E… UM BEIJO DO CAMPEÃO PRA VC MUIÉ!!!

      • julianahack 1 maio 2012 às 22:39 #

        Ê Campeão! E você me chamando de baranga na frente dos meus caros leitores… Assim não da! Agora o teu filho vai ficar bem informado! Beijão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: