O futuro da biodiversidade e dos oceanos passa pela nossa mesa

7 abr

Comer para sobreviver, mas também pelo prazer. Quando nos alimentamos procuramos alimentos que sejam mais ao nosso gosto e que achamos saborosos. No entanto, nossas escolhas “egoístas” influenciam a produção e a indústria  alimentar. A oferta e a demanda caminham juntas e enquanto existir a procura por um produto, existirá alguém para vendê-lo. E nesse ritmo acabamos por vezes por destruir parte da biodiversidade.

Hoje sabemos que o estoque de peixes e frutos do mar em nossos oceanos está em baixa. Devemos adaptar nossos hábitos alimentares a essa nova realidade, mas nem sempre é fácil. No Japão, onde o consumo do atum vermelho, peixe ameaçado de extinção, faz parte da tradição gastronômica, é difícil fazer com que a população mude suas práticas rapidamente. Ainda mais quando no dia-a-dia o peixe continua disponível no mercado e fica difícil de se constatar a verdadeira penúria nos oceanos.

Para aliviar a barra dos consumidores, vale dizer que muitas vezes nossas escolhas são feitas sem conhecimento e ao comprarmos tal ou tal produto, não sabemos que contribuímos com esse ciclo vicioso. Às vezes, o que falta é informação e não vontade.

SASSI, uma iniciativa Sul-Africana para informar o consumidor e ajudar a preservar a biodiversidade marinha.

A SASSI (Southern African Sustainable Seafood Initiative) foi criada pela WWF na Africa do Sul justamente com o intuito de levar mais informação ao consumidor, mas também de interferir ao longo de todo o processo ligado a compra e venda de peixes.

De um lado, vemos em lugares específicos, como o aquário da Cidado do Cabo, painéis informativos com os peixes que podemos consumir sem problema (box verde), quais devemos consumir com moderação (box laranja) e quais devemos evitar (box vermelho).

A SASSI também trabalha diretamente com os restaurantes. Os que aderem ao programa, se comprometem a serem vigilantes na hora de criarem seus pratos, e não devem propor os peixes que constam na lista vermelha.

Na próxima visita à Africa do Sul já sabem, não deixem de procurar pelo logo da SASSI na hora de escolher um dos inúmeros restaurantes de frutos do mar. Agora não tem mais desculpa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: