Moules frites, uma combinação francesa de sucesso

23 fev

Moules frites pra lá, moules frites pra cá, no verão toda brasserie que se preze na França serve o tal prato.  Ainda mais se esta possuir une terrasse, uma varanda (o prolongamento do restaurante na calçada também está valendo). De tanto ver nas propagandas e cardápios dos restaurantes, fiquei curiosa.

Depois de conferir no dicionário fica fácil saber que moule, nesse caso, quer dizer mexilhão. Mas mexilhão frito ? A iguaria me parece um tanto estranha, mesmo na terra de Asterix…

Isolada em uma pequena cidade da França profunda, longe do centro e sem carro (e sem poder contar com o transporte público), prefiro esperar um convite para ir degustar as tais moules frites e descobrir com meus próprios olhos (ou boca) como os franceses degustam o fruto do mar. Pois o convite não tarda a chegar, e num belo dia de sol (dentro dos parâmetros da Bretanha), num passeio pela ilha de Brehat, minha colega sugere o tal prato para o almoço. Ótimo, era isso que queria, finalmente vou descobrir a cara do tal mexilhão frito – penso eu com meus botões.

Pois e não é que descubro que, de frito o mexilhão não tem nada? Na verdade, a fritura fica por conta das batas fritas que acompanham os moluscos. O certo mesmo seria “moules et frites”, mas a associação dos dois ingredientes deu origem a um prato só, e assim o “et” acabou caindo fora, o que gera uma certa confusão para os desavisados como eu. Mas ufa, melhor assim.

Porém, mesmo não sendo fritos, os mexilhões surpreenderam. Na Europa em geral, eles são preparados e servidos ainda com a concha, o que nunca tinha visto no Brasil. Assim, come-se um a um, servindo-se da concha do primeiro mexilhão saboreado como pinça para descolar os próximos. Preparados à la marinière (com vinho branco e ervas aromáticas) ou com creme, eles são mesmo saborosos e uma delicia para se degustar com batatas fritas crocantes, do lado de fora dos restaurantes e de preferência com a brisa do mar soprando… ah, c’est si bon

 



11 Respostas to “Moules frites, uma combinação francesa de sucesso”

  1. João do Ó 20 julho 2011 às 2:34 #

    Estive na França em jul/2011 e observei o quanto este prato é apreciado pelos franceses, não resisti e resolvi também apreciar e pude constatar que é uma iguaria das melhores que já pude provar. Aproveito para lhe parabenizar pela feliz idéia de falar deste prato que é pouco apreciado aqui no Brasil, apesar da abundância deste molusco no nordeste brasileiro.

    • julianahack 20 julho 2011 às 7:59 #

      Eu também acho uma delícia João! Obrigada pelo comentário, abraço.

      • João do Ó 1 agosto 2011 às 22:18 #

        Olá Juliana, aceitei o desafio de fazer este prato. Fui ao mercado central de São Paulo e comprei aproximadamente 2kg de mariscos bem frescos e fiz a provençal. Olha, o resultado foi excelente, ficou muito bom e pude me lembrar dos dias em que passei na França!
        abraço.

  2. julianahack 2 agosto 2011 às 17:24 #

    Sabe que a provençal eu nunca experimentei?! Vou tentar aqui também!

    • João do Ó 5 agosto 2011 às 18:38 #

      Além das ervas finas, eu coloquei também o talo de coentro verde, cortado bem fino. Depois é só degustar com um bom vinho!

  3. Conceição Cecchi 14 março 2014 às 13:21 #

    moro no sul da França e adoro Moule Frites,com um copo de vinho branco, é uma delicia!!!

  4. Bruno Mariano 13 dezembro 2014 às 23:24 #

    Tive a mesma dúvida que você (mexilhões fritos?), mas a surpresa foi ótima! Cheguei até seu blog justamente procurando uma receita. Já encontrei várias dicas de preparo aqui. Parabéns pelo artigo e pelo blog!

    • julianahack 13 dezembro 2014 às 23:28 #

      Merci, Bruno!

  5. Adriel Dantas 10 março 2016 às 19:22 #

    Moules frites é um prato Belga! Não é uma combinação Francesa, é uma combinação Belga.

  6. Janete 13 julho 2016 às 0:41 #

    Na terrasse do L’equateur com um rose, olhando o mar e com gente pra falar português…Que maravilha!!!!

  7. Lui Olivier 23 julho 2016 às 22:59 #

    Este prato é tão popular para os franceses que ficou em segundo em uma pesquisa de preferência. Só pra constar, aqui nas praias do sul do Brasil é comum servimos os mariscos na própria concha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: