Mercados e feiras no mundo : Rungis

21 fev

(c) Marché International de Rungis

O mercado internacional de Rungis, situado no entorno de Paris é o maior mercado de produtos frescos do mundo. Sem equivalente, nem mesmo nos países mais populosos como a China, o mercado de Rungis é chamado de “barriga do mundo” (le ventre du monde).

Primeiros anos do mercado - (c) Marché International de Rungis

Com pouco mais de 40 anos, Rungis foi criado para receber o novo mercado de Paris, que antes situado no centro da capital, tornara-se insalubre e pouco prático para a quantidade de produtos negociados.

Diferente dos outros mercados, Rungis é destinado aos atacadistas. Apenas as pessoas que trabalham no comércio alimentar (restaurantes, bares, supermercados…) podem fazer suas compras no local.

(c) Marché International de Rungis

A exatamente 7km de Paris, num local de mais de 200 ha, perto do aeroporto de Orly e de grandes rodovias e ferrovias, o local foi estrategicamente escolhido. A Rungis, comerciantes do mundo inteiro vêm fazer suas compras. Os produtos são franceses, certo, mas também dos quatro cantos do planeta. O mercado é como um ponto de revenda central na Europa e vende todo tipo de produtos frescos. Os pavilhões são divididos em cinco categorias: frutas, legumes e verduras; carnes; peixes e frutos do mar; leite, ovos, manteiga e derivados e floricultura. Uma variedade de produtos que facilita a vida do comprador e faz a fama do mercado. Mas se Rungis é conhecido e reputado internacionalmente, não é só pela variedade, mas também porque existe um controle rígido com a procedência e armazenamento dos produtos. Esse controle é a garantia da qualidade das mercadorias.

(c) Marché International de Rungis

Todas os dias, a partir de meia noite, o mercado acorda para receber as mercadorias e prepará-las para repartir cedo pela manhã. Durante toda a noite um vai e vem de milhares de produtos,  comerciantes e mais de 11 mil funcionários dá vida ao local.

(c) Marché International de Rungis

Rungis é  para muitos um mundo à parte, um mercado para profissionais e que nos faz pensar sobre a complexidade do comércio alimentar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: