Mercados e feiras no mundo : Le marché des Lices

7 fev

Marché des Lices, Rennes, França.

O mercado de Rennes (Bretanha) é um dos maiores e mais antigos da França. Todo sábado pela manhã as ruas do centro da cidade e a Place des Lices ficam repletas de barracas e compradores. Difícil cruzar alguém no metrô ou nas ruas sem uma cestinha embaixo do braço ou um carrinho de compras. O movimento continua até meio dia, quando os vendedores começam a juntar as caixas vazias e a guardar as eventuais sobras.

Marché des Lices, Rennes, França.

Marché des Lices, Rennes, França.

Como em todo bom mercado, aqui também são encontrados além de alfaces, batatas e cebolas, algumas especialidades locais. Uma das mais típicas são os crepes e galettes bretonas. Nessa região do oeste francês, pátria dessa iguaria que viajou o mundo, um crepe será sempre doce, enquanto que a galette, feita com farinha de sarraceno, mais escura, é utilizada para os salgados. Na região de Rennes, norte da Bretanha, as galettes também são consumidas com salsichão, é a famosa galette saucisse, outro sucesso de vendas do Marché des Lices.

Marché des Lices, Rennes, França.

Marché des Lices, Rennes, França.

Mesmo a Bretanha não tendo o seu queijo emblemático, como é o caso da vizinha Normandia com o seu camembert, o produto é muito consumido na região. Os formatos, tamanhos, tipos e sabores são incontáveis e uma verdadeira descoberta para quem vem do outro lado do Atlântico, onde a oferta é incomparável. Produzidos artesanalmente, esses queijos possuem um sabor especial, e vão muito bem com outra especialidade francesa, o pão.

Marché des Lices, Rennes, França.

Que seja para passear, fazer compras ou conhecer novos sabores, o Marché des Lices é uma boa pedida e uma maneira diferente de conhecer o interior da França e sair dos clichês parisienses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: