La galette des rois, uma tradição francesa no dia de reis

2 fev

O mês de janeiro acabou e com ele se foram as últimas galettes des rois disponíveis nas confeitarias e padarias francesas. Pois essa galette ou bolo de reis é uma das mais consumidas na França. Toda família que se preza degusta a sua galette, de preferência no exato dia 6 de janeiro, dia de reis. Um arranjo no calendário sempre é possível e muitos aproveitam o domingo mais próximo para saboreá-la, outros aproveitam a abundância no comércio para comer uma por semana.

A receita é simples, uma massa  folheada redonda (ou duas) recheada com frangipane, uma massa à base de amêndoas, ovos, creme e açúcar. No Brasil, garanto que poderia ser adaptada com castanhas do Pará ou quem sabe mesmo castanhas de caju. Hoje em dia, mesmo na França, onde os sabores são mais sóbrios que as misturas criativas brasileiras, outras opções existem para “variar os prazeres”. Maçã, blueberry, chocolate e cereja são alguns exemplos, mas claro que os puristas explicam que a verdadeira é com a frangipane.

(c) Cuisine-francaise, guide de Pierrette

Além do recheio outro ponto importante da receita é a fava. Toda galette que se preze deve possuir a sua fava, que fica escondida no meio da massa. Segundo a tradição, o bolo ou torta deve ser dividido no número exato de convivas e as fatias devem ser distribuídas ao azar, para que assim não se saiba quem vai ganhar o pedaço com a fava. O vencedor, além de um provável dente quebrado, também tem a honra de ser eleito o “rei” e ganhar a coroa.  Não se preocupe, a coroa já vem no kit vendido com a torta e não chega a encarecer o pacote. A brincadeira é divertida, mas o melhor mesmo é aproveitar para comer a galette, pois essa só estará de volta no ano que vem… ou quem sabe no próximo domingo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: