Street food x fast food

24 jan

Enquanto a fast food é associada a uniformização do gosto, a seu rápido preparo, a falta de criatividade e a uma produção padronizada, a street food é bem diferente.

A street food também é feita de forma rápida, mas ela está ligada às ruas, à cultura popular e a história das cidades. Ela também rima com finger food, comida para se comer com os dedos, sem pratos nem talheres.

Vendedor de castanhas. Turim, Itália.

Nem sempre podemos garantir a origem dos alimentos encontrados nas ruas e seguido as iguarias são associadas à falta de higiene. Mas  para balancear esses contras, vale ressaltar que a comida das ruas também é regularmente feita com produtos locais e frescos, tem suas origens nos hábitos alimentares de outros tempos e tem preços bem acessíveis. Ela é feita e vendida pelos próprios donos do “negócio”, e não são fruto de uma grande cadeia de produção que visa um gosto uniforme do norte ao sul do planeta.

Ela é ideal para aqueles dias apressados, fins de festa e também durante as viagens, quando passamos os dias caminhando e procurando novos sabores. Ela também se associa aos mercados e feiras abertas, onde nas próprias barraquinhas já se pode experimentar os alimentos ali vendidos. No Ver-o-Peso em Belém as iguarias ocupam um espaço importante no mercado e o local é ideal para provar o vinho de açaí.

Nova York (c) Korrey

Como não associar Nova york a seus pretzels, Paris a seus crepes e sanduíches e Brasília a suas carrocinhas de cachorro quente nas comerciais? Como não resistir a um churrasquinho de gato cujo cheirinho vai buscar o cliente do outro lado da rua?

Orla de Maceió (c) Ascom Sesau

milho verde orla Maceió (foto Ascom Sesau)

Cada lugar tem a sua comida de rua e ela simboliza essas diferenças culturais. Afinal, se no Brasil, por exemplo, o milho verde na praia não pode faltar, na França esse hábito parece quase inacreditável.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: