Refeição completa : almoço na Sardenha

20 jan

Uma boa refeição não se resume aos alimentos servidos à mesa. Uma boa refeição envolve também as pessoas que participam, envolve o local, o “clima”, a história dos pratos e muito mais. Pois em Nuoro, na Sardenha, essa grande ilha mediterrânea italiana, posso dizer que tive o prazer de fazer uma boa refeição.

Nessa província montanhosa, terra de pastores, o porchetto assado no fogo de chão, como os tradicionais churrascos gaúchos, estava divino. O pão carasau crocante, que parece uma folha fina de papel (apenas na aparência!) servido na entrada com azeitonas, tomates frescos, ricota e salame caseiros, serviu para atiçar as papilas. O vinho certamente não era um grande cru, mas estava perfeito para a situação, pois era o vinho feito pelos produtores locais, sem rótulos, nem etiquetas. Para completar : mel (também local), café e grapa (pior que cachaça!).

Acompanhada de um grupo de holandeses, do cozinheiro/pastor e do pessoal da equipe de Sardegna Nascosta e sentada à sombra das árvores, apreciei tudo. Essa refeição tinha certamente um gosto especial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário