Patrimônio mundial requentado no micro-ondas

19 jan

Enquanto a Unesco elege a gastronomia francesa patrimônio imaterial da humanidade, a reportagem* de Michel Guétienne et Frédéric Bohn divulgada na televisão francesa (25/11/10) mostra aspectos mais sombrios dessa gastronomia. Pratos típicos congelados, sopas em pó, conservas industrializadas, alguns chefs não hesitam em utilizar artifícios como estes para facilitar o preparo dos pratos e baixar os custos. Alguns vão mesmo fazer suas compras em supermercados especializados na venda exclusiva para restaurantes de pratos congelados.  E, se por um lado a cozinha se industrializa e perde o seu savoir faire, do outro lado do balcão o menu continua a descrever pratos típicos, que deveriam ser preparados no dia com ingredientes frescos e com o toque pessoal do chef.

Afinal, por que pagar 15 € por um prato cheio de falsos ingredientes (gordura hidrogenada, espessantes, colorantes, conservadores…) e que além do mais é comercializado por bem menos no supermercado? Quando se vai ao restaurante o que se espera é ser surpreendido por novos sabores, degustar pratos elaborados, feitos com paixão, experimentar receitas de família, transmitidas de geração em geração.

É  preciso ter em mente que a comida tem um preço, que chefs qualificados não trabalham de graça e que endereços turísticos aproveitam do fato que os clientes não voltarão no dia seguinte para reclamar. Para diminuir o risco de se decepcionar, o melhor é optar por pratos feitos com ingredientes da região e prestar atenção nos preços. Na cozinha não há milagres e não existe foie gras de qualidade servido num menu a 10 €. Atenção então, ao barato que sai caro, mesmo na terra da gastronomia.

*A reportagem ainda está disponível no site do programa Envoyé spécial do canal France 2 : Restaurants, la gastronomie du micro-ondes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: