O espaguete à bolonhesa não existe

19 jan

Pelo menos não em Bolonha, na Itália. Essa informação importante me foi dada por uma amiga depois de comentar com ela que em breve gostaria de conhecer a cidade. Sendo ela minha especialista em questões italianas, não tive como não acreditar. Pensei, deve ser coisa de brasileiro mesmo, assim como o crepe de banana.

E não é que esses dias ao folhear uma revista velha dei de cara com um artigo “La vérité sur la bolognaise”! :O – e eu que nem tinha me dado conta que na França o tal macarrão também existe. Mas o importante é que agora eu iria enfim descobrir a verdadeira historia da bolonhesa. É, talvez seja isso, a bolonhesa é uma italiana que há tempos migrou para o Brasil, sem deixar de dar uma passadinha na França para difundir sua grande receita. Minha amiga tinha razão, a bolonhesa nunca esteve em Bolonha!

 

Aparentemente esses tais espaguetes, finos demais e aos quais é impossível agregar (para usar uma palavra da moda) um bom molho, foram inventados depois da segunda guerra mundial pelos imigrantes napolitanos e viraram sucesso mundial.

Assim, quem vai à Bolonha deverá se contentar com os tagliatelles de 8 mm de largura, servidos al ragu – um molho feito com carne (de vaca), tomates, cebolas, legumes variados, vinho branco, creme de leite e queijo parmesão. Ok, muitos dirão que não há grande diferença entre um e outro. Eu diria que a receita do molho a bolonhesa seja talvez uma versão “de pobre”, já que foi criada em tempos de penúria…

Melhor conferir pessoalmente. Bolonha me aguarda.

foto C. Porto/FreeDigitalPhotos.net

(artigo originalmente publicado em 2008).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: